AS NOSSAS ACTIVIDADES

PRATICAMOS O BEM E PRESISAMOS DO SEU APOIO.

Cantina Social

A Cantina Social insere-se na Rede Solidária das Cantinas Sociais e constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Alimentar.

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Café Convívio

Os Cafés-Convívio existem em Portugal há mais de vinte anos e constituem o espaço privilegiado de intervenção do Desafio Jovem na área da Prevenção.

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Banhos

Balneário público que se destina a utentes que se encontrem em situação de carência económica.

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Gabinete Jurídico

O apoio e aconselhamento social e jurídico são cruciais para assegurar condições sociais e de acolhimento dignas aos carenciados de Lisboa.

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Refeitório Social

Proporcionar à população carenciada e em situação de pobreza extrema, respostas ao nível de bens de primeira necessidade, alimentação.

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Gabinte de Saúde

O Gabinete de Saúde pretende prestar mais e melhores serviços à população carenciada, desta forma, para a melhoria das condições de saúde.

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Cantina Social

A Cantina Social insere-se na Rede Solidária das Cantinas Sociais e constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, que tem como objetivo suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade sócio econômica, através da disponibilização de refeições.

Café Convívio

Os Cafés-Convívio existem em Portugal há mais de vinte anos e constituem o espaço privilegiado de intervenção do Desafio Jovem na área da Prevenção. Trata-se de um local informal de atendimento gratuito e direto a toxicodependentes e famílias.
Para os toxicodependentes esta deverá ser a primeira forma de contacto com a Instituição do Desafio Jovem. O processo de admissão avançará na medida em que o utente comparece regularmente às sessões.


Presentemente, existem Cafés-Convívio a funcionar por todo o País, e em Marvila funciona nas instalações do CAS. O Desafio Jovem faculta o seu curso de formação em prevenção aos cooperadores de Café-Convívio e presta todo o apoio e acompanhamento solicitados.

Banhos

O Centro de Apoio Social possui um balneário público que se destina a utentes que se encontrem em situação de carência económica. O periodo de abertura ao público decorre às quarta-feiras, das 10h00 às 12h00, devendo o utente fazer marcação prévia.O Balneário possibilita aos seus utentes a realização de serviços básico de higiene pessoal. Os utentes do Balneário têm acesso a duche individual, em cabine própria para o efeito.

Gabinete Jurídico

O apoio e aconselhamento social e jurídico são cruciais para assegurar condições sociais e de acolhimento dignas aos carenciados de Lisboa. O aconselhamento aos requerentes, é prestado por profissionais voluntários, decorrendo durante a semana, mediante inscrição prévia. De forma gradual, no decorrer da definição da situação jurídica do utente, é deliniado, conjuntamente, um projeto de vida, alicerçador da sua transição para a sociedade.

Refeitório Social

O Refeitório Social é uma valência que surgiu em maio de 2010, com o objetivo de proporcionar à população carenciada e em situação de pobreza extrema, respostas ao nível de bens de primeira necessidade, alimentação. Fornecemos diariamente cerca de 50 refeições.

O local de funcionamento é na sede da ACRAS (2ª a 6ª-feira das 12h30 às13h30) e para o ingresso no Refeitório Social, é analisada toda a situação económica, social e familiar do agregado e/ou indivíduo.

No sábado fornecemos jantar das 19h00 às 20h00 sem necessidade de ingresso. Com a actual conjuntura económica tem vindo a notar-se um agravamento das situações de pobreza e vulnerabilidade e foi por esse motivo que os parceiros sociais diligenciaram no sentido de proporcionar à população alguma qualidade de vida, satisfazendo as necessidades básicas.

Gabinte de Saúde

A criação do Gabinete de Saúde enquadra-se na política de ação social do Centro de Apoio Social, no âmbito do qual se pretende prestar mais e melhores serviços à população carenciada, desta forma, para a melhoria das condições de saúde. Este gabinete pretende dar resposta às necessidades dos utentes, em termos do apoio médico, psicológico e de enfermagem, e também desenvolver ações de sensibilização e promoção da saúde junto dos mesmos.
O desenvolvimento dos serviços prestados pelo Gabinete de Saúde é feita por uma equipe de voluntários na área da Saúde e Bem estar.